|
Postagem por Vivian em Jul 28, 2016 15:22:17 GMT -3
Não acrescentaram nada? Os filmes clássicos puderam se concentrar em "aventura, mitos, personagens, a Força, etc" porque a ideia de Rebeldes contra um Império corrupto e cruel é fácil de assimilar. As Prequências, por outro lado, tiveram a obrigação de explicar como uma pessoa tão vil conseguiu subir ao poder e governar a galáxia, fora as outras explicações relacionadas ao sumiço dos Jedi, por exemplo. O foco dos filmes I, II e III teve que ser diferente, tornando vitais "discussões sobre Senado, tratados e comércio". Esses filmes foram feitos para explicar IV, V e VI. Seria impossível não se concentrar em política; Impérios não surgem do nada. Pessoalmente, não acho as sessões do Senado chatas. Elas trazem sutilezas que só os mais atentos percebem e apreciam. (Não sei se você assistiu Clone Wars ainda, mas alguns episódios são simplesmente geniais por acontecimentos políticos planejados por Palpatine que, combinados, acabem levando-o a Imperador.) Para você pensar, uma das coisas mais criticadas no Despertar da Força foi o fato de terem ignorado quase que completamente a política, nos deixando confusos sobre muitas coisas. Tivemos que pesquisar em livros e outras fontes para entender como a Nova República funciona e o que diabos está acontecendo. A política foi deixada de fundo nos clássicos e deu certo, mas nos outros ela foi essencial, e quando escolheram excluí-la do VII, foi uma grande falha. O Despertar da Força falha no aspecto político mas é um ótimo filme no geral. A trilogia prequel se foca na política mas falha em praticamente tudo. A parte política foi importante nas prequels, ok, mas dizer que Star Wars é sobre política... aí não dá. Eu amei o VII, claro, e a espera pelo VIII está me matando. Só mencionei que o grande defeito do filme foi não terem explicado em que pé estavam as coisas no cenário da política galática. O que não dá é falar que "a trilogia prequel falha em praticamente tudo", porque também não é verdade. Concordo com Filipe, que na segunda postagem desse thread disse "tem mais pontos positivos que negativos, o problema é que os negativos são fortes". Acho que o segredo é ter equilíbrio e falar de política quando necessário: pouco nos clássicos, bastante nos prequels e balanceadamente nos próximos. Mas vamos admitir: no fim das contas, Star Wars é sobre a família Skywalker.
|
|
|
Postagem por Vivian em Jul 28, 2016 15:26:31 GMT -3
Muitas pessoas criticam o foco desse filme na política. Dizem que Star Wars é sobre guerras nas estrelas, o que parece meio óbvio mas, na minha opinião, Star Wars é sobre política. As guerras são apenas consequências. As prequências precisariam dar um fundo político para explicar a ascensão do Império, e foi o que fizeram. Muito interessante essa observação, na minha opinião é exatamente assim, mesmo. Deram um fundo político e bem explícito para que fizesse sentido a ascensão do Império bem como a sua criação. Mas o conflito pessoal do tipo (todo mundo tem um lado sombrio dentro de si) sempre vem a tona né? Verdade, e não só esse como muitos outros conflitos. Compartilhei alguns textos se aprofundando neles nesse thread: sociedadejedi.freeforums.net/thread/216/conflito-ideol-gico?page=1&scrollTo=1933Estão em inglês, mas se quiser dar uma olhada...
|
|